domingo, 6 de setembro de 2009

A Aula


Olá, hoje estaremos comentando sobre o assunto aula. Por que muitos alunos não se interessam pelas aulas atuais? Por que não há cumplicidade entre professores e alunos?
Observamos a princípio que não há interação entre ambos, nem mesmo se conhecem. Mais adiante podemos dizer que o controle da aula depende da postura do professor e o mesmo não consegue perceber isso. Muitos deles ainda se apegam a conteúdos antigos, não conseguindo enxergar que a realidade momentanêa é outra, os alunos são outros. Os alunos atuais estão envolvidos em tecnologia avaçada, o “mundo” deles é diferente.
A aula deveria ser um momento mágico com trocas de experiências, participação ativa dos alunos, ou seja, algo diferente do que ainda é hoje. Não adianta querer ensinar da forma como nossos pais, avós... aprendiam.
O grande meio de chamar atenção dos alunos é preparar uma boa aula, esquecendo um pouco o giz, a lousa e o livro. O profissional deve tentar tornar a aula um momento prazeroso, selecionar objetivos pra cada conteúdo, buscar meios pra inovação e existem tantos à disposição.
Contudo, antes de mais nada, os professores deveriam amar seus alunos, respeitar a individualidade de cada um, buscar compreedê-los, enfim, realmente se interessar por eles... talvez o abismo que exista entre ambos seja por esse motivo.
Como futuras pedagogas, esperamos começar da forma certa, para que não sejamos a causa de desmotivação de nossos alunos e até, de nós mesmas.
Até a próxima pessoal!!!

Um comentário:

  1. Olá meninas,gostei quando comentam que como futuras pedagogas, esperam inovar suas aulas, havendo motivação e preparo.
    Parabéns.
    Prof.Solange

    ResponderExcluir