quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Programa Ler e Escrever

Em palestra fornecida pela profª Ms. Graziela Bortoletto Banzatto, atuante do cargo PCOP (professora coordenadora de oficina pedagógica) na Diretoria de Ensino de Piracicaba foi apresentada a linha de pesquisa que atualmente é usada pelo Estado de São Paulo. Essa linha acredita que mesmo crianças pequenas são capazes de ler e escrever o mais rápido possível.
Os profissionais participantes desse pensamento acreditam que podemos resgatar as crianças em defasagem partindo do que elas já sabem, porque todas sabem alguma coisa e criticam veemente os professores que enxergam essas crianças como alunos que nada sabem.
E foi na escrita dos alunos que começou a ser observado o seu aprendizado e à partir disso foi estabelecido níveis ou categorias para enquadrar os casos, criando assim hipóteses de escrita, sendo elas: pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica alfabética, recém alfabética e alfabética.
Enfim, uma vez diagnosticado o problema, era necessário uma solução e é onde nasce o programa Ler e Escrever, tendo como objetivo alfabetizar todas as crianças até o final da 2ª série. Para isso foi desenvolvido um material bem enriquecedor, de ótima qualidade, visando contemplar as necessidades desses alunos. Esse projeto está sendo realizado há alguns anos em todas as escolas estaduais que abrangem o Estado de São Paulo e tem como meta a alfabetização total do ciclo I até 2010.
Será o início do fim da analfabetização? Do “passar sem saber”?
Esperamos muito que sim!!!

Um comentário:

  1. Olá meninas, gostei do comentario , vocês entenderam muito bem a aula.
    Parabéns
    um abraço
    Prof.Solange

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