segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Olá pessoal!!!

Espero que gostem da primeira postagem de nosso blog.
Mediante pesquisa em diversas fontes, comentaremos sobre um grande nome da área de educação e algumas influências de seus pensamentos na didática contemporânea.
Só para lembrar, pode-se dizer que didática é a arte ou técnica de ensinar.
Boa leitura a todos!



Comênio e a história da didática no Brasil

Para quem não conhece Comênio, pode-se dizer que o mesmo é o Pai da Didática Moderna ou o fundador da Pedagogia Moderna, alguém que sentia verdadeira paixão pela educação. Este homem foi um visionário de seu tempo, séc. XVII, porém perseguido, ameaçado, desprezado... e o porquê disso?
Comênio queria ensinar tudo a todos, esse era o seu modelo de escola, inclusive aos portadores de deficiência mental e as meninas, que na época eram excluídos da educação, ele defendia o acesso irrestrito, queria que a educação universal fosse um direito de todos.
Este grande homem chamava-se João Amós Comenius, nascido em 28 de Março de 1592 na Morávia (República Checa) e morto em 1670 em Amesterdão.
Sua grande obra e a mais conhecida é sem dúvida a Didáctica Magna, sendo o primeiro tratado sistemático de Pedagogia, Didáctica e até Sociologia.
Defendia a importância de não ensinar o que tem valor apenas para a escola e sim o que serve para a vida, assim como acreditava que nada deveria ser forçado e sim inflamado nas crianças o desejo de saber e aprender e que isso deveria ser alimentado pelos próprios pais, professores, ambiente escolar etc. Foi um teórico que respeitava a inteligência e os sentimentos da criança.
Se dedicou pessoalmente a uma grande novidade na época: a elaboração de manuais que detalhavam o procedimento dos mestres, segundo gradações das dificuldades e com ritmo adequado à capacidade de assimilação dos alunos. Seu objetivo era que o aluno pensasse por si mesmo, que tivesse senso crítico, também almejava mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação.
Agora vamos falar um pouco sobre a história da Didática no Brasil.
No Brasil os jesuítas foram os principais educadores no período colonial, onde a tarefa educativa era voltada para a catequese e instrução dos indígenas, porém para a elite era oferecido um outro tipo de educação. Mais tarde, no período iluminista do Brasil, o ensino religioso foi cessado e o Estado assumiu a educação, nomeando professores, estabelecendo planos de estudo e inspeção etc, além desse ensino reformado oferecer aulas de línguas modernas, desenho, aritmética, geometria e ciências naturais.
Mais de cem anos depois a Pedagogia Tradicional penetrou no campo educacional, porém com vários acontecimentos posteriores a Pedagogia entrou em crise e a tendência tecnicista entrou em prática.
Atualmente podemos dizer que várias tendências passaram por nosso país, porém ainda é fortemente praticada a Pedagogia Tradicional e é exatamente por isso que lembramos de Comênio. Como é possível que há séculos atrás, Comênio já tendo observado os problemas do Tradicionalismo, ainda hoje, exista este método de ensino, onde há a chamada decoreba, onde os alunos posteriormente não se lembram de mais nada? A falta de interesse que as matérias despertam? A postura autoritária de alguns professores? O medo de mudanças que poderiam auxiliar o método de ensino ou até mesmo reformulá-lo, como a informática, internet etc? E ainda hoje, vocês acham que a educação é realmente para todos, como gostaria Comênio? Será que não há diferença nos níveis de educação aplicados nas diversas instituições?



Fiquem à vontade para postar suas opiniões e até a próxima!!!